PIBID CIÊNCIAS DA RELIGIÃO _ ENSINO RELIGIOSO E
DIVERSIDADE RELIGIOSA_ RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria
Socorro Isidório¹. Universidade Estadual de Montes-Claros
UNIMONTES¹. (PQ) *socorroisis@yahoo.com.br.
Palavras
Chave: PIBID,
Ciências da Religião, Diversidade Religiosa.
INTRODUÇÃO
O subprojeto PIBID CRE tem como objetivo colaborar
com uma formação mais qualificada para os licenciados em Ciências da Religião
da Universidade Estadual de Montes Claros _ UNIMONTES _ oportunizando
intervenções educacionais a partir do modelo das Ciências da Religião junto ao
Ensino Religioso do Ensino Fundamental da(s) escola(s) pública(s) de Montes
Claros – MG em que ele for contemplado. As metas propostas propiciarão aos
acadêmicos ação e reflexão acerca da sua futura profissão, assim como uma
melhor compreensão do universo em que irão atuar, considerando que é uma
oportunidade de aliar o ensino acadêmico à prática educacional concreta. Nesse
sentido, pretendemos criar pontes que possibilitem abrir veredas para que os
acadêmicos possam aprofundar seus conhecimentos para, futuramente, encaminhar
de forma mais consciente e experiente suas práticas educativas.
Resultados e Discussão
Nesta proposta as Ciências da Religião se coloca
como uma base de formação de educadores que visam contribuir com uma educação
geral, alicerçada em base científica, assumindo “o preceito religioso como um
elemento comum às demais áreas que fazem parte dos currículos e como um dado
histórico - cultural fundamental para as finalidades éticas inerentes à ação
educacional”. (PASSOS1, 2007, pp. 125-126). Portanto, a formação dos educadores
do Ensino Religioso é perpassada por uma clara intencionalidade educativa
postulando uma formação pautada na importância do conhecimento da religião para
a vida ética e social dos educandos. A contribuição da Ciência da Religião
consiste em possibilitar comparações contrastantes entre sistemas de
referência. Aprende-se que nenhum ser humano que tem sua língua, seus
pensamentos e seus valores pode viver sem um sistema de referência. Aprende-se
também que nenhum sistema de referência pode ou deve reclamar para si validade
absoluta. Com isso, desmascara-se qualquer forma de eurocentrismo
(evangelicocentrismo) como ilusão perigosa. (SENA, 2007. pp. 58-59). A partir
desse entendimento, temos em claro que o Ensino Religioso fundamentado nas
Ciências da Religião, promove junto às demais disciplinas, uma educação para a
cidadania e para a humanização dos sujeitos, por meio do entendimento e do
respeito à religiosidade humana, aos valores de cada tradição religiosa e à
efervescência orgânica da interculturalidade. Temos em claro que trabalhar sob
o leme da interculturalidade é ter postura e comprometimento com a diversidade
cultural religiosa humana estabelecendo um espaço de entrelaçamento de
experiências.
Conclusões
O subprojeto ainda está em andamento, portanto
ainda estamos em processo de avaliação das ações. Entendemos que a experiência
é o lugar fundante de construção de entendimento e de posse do mundo. Com isso,
acreditamos que é na experiência mesma das coisas que se toma consciência de
como se dá o processo do ensino e aprendizagem, entre outros.
Agradecimentos
Ao curso de Ciências da Religião da UNIMONTES,
todos acadêmicos e a profª. Cristina Borges, pedra fundamental do curso e
espelho para muitos. À diretora da Escola Estadual Eloy Pereira, Marilde
Ernestina Soares Santos, pessoa de uma generosidade enorme, que abriu não só as
portas da escola como também do seu coração para o PIBID. Á profª Silvana
Diamantino, coordenadora institucional do PIBID, por sua séria dedicação ao programa.
À profª. supervisora Claudia Kelly, profissional extremamente comprometida com
o PIBID e grande sustentáculo das ações. Á CAPES, pelo incentivo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1 PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: mediações
epistemológicas e finalidades pedagógicas. In. SENA, Luzia (org.). Ensino
Religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em
diálogo. 2 ed. São Paulo: Paulinas. 2007.
2 SENA, Luzia (org.). Ensino Religioso e formação
docente, ciências da religião e ensino religioso em diálogo. 2 ed. São Paulo:
Paulinas. 2007.