FÓRUM REGIONAL DAS LICENCIATURAS/SEMINÁRIO REGIONAL DO PIBID E PRODOCÊNCIA





PIBID CIÊNCIAS DA RELIGIÃO _ ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE RELIGIOSA_ RELATO DE EXPERIÊNCIA
                                        
Maria Socorro Isidório¹. Universidade Estadual de Montes-Claros
                           UNIMONTES¹. (PQ) *socorroisis@yahoo.com.br.
Palavras Chave: PIBID, Ciências da Religião, Diversidade Religiosa.

INTRODUÇÃO

O subprojeto PIBID CRE tem como objetivo colaborar com uma formação mais qualificada para os licenciados em Ciências da Religião da Universidade Estadual de Montes Claros _ UNIMONTES _ oportunizando intervenções educacionais a partir do modelo das Ciências da Religião junto ao Ensino Religioso do Ensino Fundamental da(s) escola(s) pública(s) de Montes Claros – MG em que ele for contemplado. As metas propostas propiciarão aos acadêmicos ação e reflexão acerca da sua futura profissão, assim como uma melhor compreensão do universo em que irão atuar, considerando que é uma oportunidade de aliar o ensino acadêmico à prática educacional concreta. Nesse sentido, pretendemos criar pontes que possibilitem abrir veredas para que os acadêmicos possam aprofundar seus conhecimentos para, futuramente, encaminhar de forma mais consciente e experiente suas práticas educativas.

Resultados e Discussão

Nesta proposta as Ciências da Religião se coloca como uma base de formação de educadores que visam contribuir com uma educação geral, alicerçada em base científica, assumindo “o preceito religioso como um elemento comum às demais áreas que fazem parte dos currículos e como um dado histórico - cultural fundamental para as finalidades éticas inerentes à ação educacional”. (PASSOS1, 2007, pp. 125-126). Portanto, a formação dos educadores do Ensino Religioso é perpassada por uma clara intencionalidade educativa postulando uma formação pautada na importância do conhecimento da religião para a vida ética e social dos educandos. A contribuição da Ciência da Religião consiste em possibilitar comparações contrastantes entre sistemas de referência. Aprende-se que nenhum ser humano que tem sua língua, seus pensamentos e seus valores pode viver sem um sistema de referência. Aprende-se também que nenhum sistema de referência pode ou deve reclamar para si validade absoluta. Com isso, desmascara-se qualquer forma de eurocentrismo (evangelicocentrismo) como ilusão perigosa. (SENA, 2007. pp. 58-59). A partir desse entendimento, temos em claro que o Ensino Religioso fundamentado nas Ciências da Religião, promove junto às demais disciplinas, uma educação para a cidadania e para a humanização dos sujeitos, por meio do entendimento e do respeito à religiosidade humana, aos valores de cada tradição religiosa e à efervescência orgânica da interculturalidade. Temos em claro que trabalhar sob o leme da interculturalidade é ter postura e comprometimento com a diversidade cultural religiosa humana estabelecendo um espaço de entrelaçamento de experiências.

Conclusões

O subprojeto ainda está em andamento, portanto ainda estamos em processo de avaliação das ações. Entendemos que a experiência é o lugar fundante de construção de entendimento e de posse do mundo. Com isso, acreditamos que é na experiência mesma das coisas que se toma consciência de como se dá o processo do ensino e aprendizagem, entre outros.

Agradecimentos

Ao curso de Ciências da Religião da UNIMONTES, todos acadêmicos e a profª. Cristina Borges, pedra fundamental do curso e espelho para muitos. À diretora da Escola Estadual Eloy Pereira, Marilde Ernestina Soares Santos, pessoa de uma generosidade enorme, que abriu não só as portas da escola como também do seu coração para o PIBID. Á profª Silvana Diamantino, coordenadora institucional do PIBID, por sua séria dedicação ao programa. À profª. supervisora Claudia Kelly, profissional extremamente comprometida com o PIBID e grande sustentáculo das ações. Á CAPES, pelo incentivo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1 PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas. In. SENA, Luzia (org.). Ensino Religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. 2 ed. São Paulo: Paulinas. 2007.
2 SENA, Luzia (org.). Ensino Religioso e formação docente, ciências da religião e ensino religioso em diálogo. 2 ed. São Paulo: Paulinas. 2007.