ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA/PLANO DE AULA/ SAGRADO

ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA
PLANO DE AULA
BOLSISTAS PIBID/PROFª. CLAUDIA KELLY
 
UNIDADE 2: O SAGRADO NA RELIGIÃO
TÓPICO 04. TEMPO SAGRADO

1.O que significa tempo sagrado?

O homem religioso conhece duas espécies de Tempo: o tempo sagrado e o tempo profano. O tempo profano é o tempo “normal”, cotidiano, que se passa regularmente, com suas sucessões de estações e mudanças. Tem um começo e um fim. O sagrado é eterno.
O tempo sagrado é o tempo que se refere à criação dos Cosmos por um deus ou deuses, para as religiões que possuem deus; para religiões atéias, o tempo sagrado tem o mesmo sentido/importância, diz respeito a o tempo da origem/do princípio do Mundo/de tudo o que existe. É o tempo tal como saiu das mãos dos deuses quando foi criado ou tal qual surgiu.

2. Por que ele é sagrado?

Por que ele é o tempo do Começo de tudo; do momento da Criação do Cosmos; por que é o tempo das Origens e dos Princípios.

3. Ele pode ser revivido de que forma? Exemplo.

Por meio do tempo festivo. Neste sentido a festa, trata-se sempre de um acontecimento sagrado que teve lugar, o tornando presente. Os participantes da festas tornam-se os contemporâneos do acontecimento mítico. Em outras palavras, “saem ” de seu tempo histórico e reúnem-se ao tempo primordial, que é sempre o mesmo, que pertencem a Eternidade.

4. Qual o seu sentido do tempo sagrado para a vida do homem religioso?

Este tempo sagrado permite ao homem religioso viver periodicamente na presença dos deuses. Em fim, é através deste que o homem religioso esforça-se por se aproximar dos deuses e participar do ser, a imitação dos modelos exemplares divinos exprime, ao mesmo tempo, seu desejo de santidade e de existência do cosmo. Tornando-se a esperança, pois, cada ato festivo, o leva a reencontrar a possibilidade de transfigurar sua existência, tornando-a semelhante ao modelo divino. Para o homem religioso a experiência do sagrado é correlativa á consciência de sua situação existencial no mundo.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

CAMPOS, Fernando. Espaço sagrado x espaço sagrado. Religare – revista de ciências das religiões. Ed. especial ano II – Março, 2008 – I simpósio internacional sobre ciências das religiões.
PAULA, Filipe Bravim Tito de. Revista dominicana de teologia. Ano I – 2006 nº 2 janeiro/ junho.
Eliade, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. 3 ed. São Paulo: Editora Paulinas, 2010.