PLANEJAMENTO DO ENSINO RELIGIOSO DO PIBID CIÊNCIAS DA RELIGIÃO 2013
ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA
6ª SÉRIE
CULTURA E TRADIÇÕES RELIGIOSAS(História e tradição religiosa)
OBJETIVO GERAL
Ao final da etapa espera-se que o estudante tenha capacidade de:-Entender a ideia do Transcendente, sua elaboração e sua importância para o ser humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- conceber o Transcendente nas religiões;-compreender a formação histórica da ideia do Transcendente;
- inferir que a ideia do Transcendente (Deus, deuses, Tao, Natureza, forças sagradas, etc.) se constrói a partir da cultura e da tradição religiosa, de origem diversificada no mundo todo;
- perceber como as ideologias religiosas constroem e
A construção da ideia de Transcendente no tempo e no espaço e na perspectiva tradicional e atual.
1. Religiosidade Ameríndia no Brasil
1.1. Origem1.2. O significado do Transcendente na vida humana. (Sagrado/ Revelação/ Divindade)
1.3. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
1.4. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
1.5. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)
2. Cristianismo (Católico/ Protestante/ Pentecostal)
2.1. Origem Histórica .2.2. O significado do Transcendente na vida. (Sagrado/Revelação/Divindade)
2.3. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
2.4. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
2.5. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)
3. Candomblé
3.1. Origem Histórica3.2. O significado do Transcendente na vida. (Revelação/ Sagrado/ Divindade)
3.4. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
3.5. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
3.6. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)
4. Espiritismo (Kardecista)
4.1. Origem Histórica4.2. O significado do Transcendente na vida. (Revelação/ Sagrado/ Divindade)
4.3. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
4.4. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
4.5. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)
5. Umbanda
5.1. Origem Histórica5.2. O significado do Transcendente na vida. (Revelação/ Sagrado/ Divindade)
5.3. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
5.4. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
5.5. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso).
experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)
7ª SÉRIE
CONTEÚDO PROGRAMÁTICOCULTURA E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
(História e tradição religiosa)
OBJETIVO GERAL
Ao final da etapa o estudante deverá ter capacidade de:Conceber a religião/religiosidade humana no horizonte da vida cotidiana (experienciada “livremente”) e da(s) instituição (ões).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- entender o processo de organização/estruturação da palavra sagrada (seja revelada, mitológica, etc.) para cada cultura e tradição religiosa;- inferir sobre a importância da/s narrativa/s sagrada para cada povo (que) independe de escrita
1. Religiosidade Ameríndia
1.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)1.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).
2. 2. Cristianismo (Católico)
2.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)2.3. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).
3. Candomblé
3.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas sistematizada.- considerar que toda forma de vivência da Palavra Sagrada (Texto Sagrado) tem validade e importância (seja escrita, falada, cantada, dançada, sentida, etc.).
Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)
3.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).
4. Cristianismo (Protestante)
4.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)4.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).
5. Espiritismo (Kardecista)
5.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)5.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).
6. Umbanda
6.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas sistematizada.- considerar que toda forma de vivência da Palavra Sagrada (Texto Sagrado) tem validade e importância (seja escrita, falada, cantada, dançada, sentida, etc.).
6.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).
7. Cristianismo (Pentecostais e Neopentecostais)
7.1. - A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)7.2. - A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).
8ª SÉRIE
OBJETIVO GERAL
Ao final da etapa o estudante deve estar apto para:
- Entender o sentido que a religião/religiosidade tem para o ser humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- perceber a religião/religiosidade como uma importante fonte e referência de ética e moral.
1. Religiosidade Ameríndia
1.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)1.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
2. Cristianismo (Católico)
2.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
2.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
3. Candomblé
3.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)3.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
4. Cristianismo (Protestante)
4.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (Vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)4.2 Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
5. Espiritismo (Kardecista)
5.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)5.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
6. Umbanda
6.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)6.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
7. Cristianismo (Pentecostais e Neopentecostais)
7.2. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)7.3. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
8. Religiões Ocidentais (Judaísmo, Islamismo)
8.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)8.2. – Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
9. Religiões Orientais (Budista, Hindu, Taoísmo, Xintoísmo)
9.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)9.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
10. Religiões Atuais no Mundo e no Brasil
10.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)10.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
9ª SÉRIE
OBJETIVO GERAL
Ao final da etapa:
-Entender o sentido /significado da religião para o ser humano
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- perceber a diversidade cultural religiosa nas respostas que cada povo elabora para a vida e para a morte.
1. Religiosidade Ameríndia
1.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.1.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
1.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
2. Cristianismo (Católico)
2.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.2.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
2.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
3. Candomblé
3.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.3.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
3.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
4. Cristianismo (Protestante)
4.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
4.2.
As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições
religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
4.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
5. Espiritismo (Kardecista)
5.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
5.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
5.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
6. Umbanda
6.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
6.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
6.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
7. Cristianismo (Pentecostais e Neopentecostais)
7.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
7.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
7.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
8. Religiões Ocidentais (Judaísmo, Islamismo)
8.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
8.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
8.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
9. Religiões Orientais (Budista, Hindu, Taoísmo, Xintoísmo)
9.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
9.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
9.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
10. Religiões Atuais no Mundo e no Brasil
10.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
10.2 As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
10.3 O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.
AUTORES:
Aingretis Rodrigues Pereira. E-mail: aingretis@yahoo.com.br.Cláudia Kelly Lopes Soares. E-mail: claudia.kelly@yahoo.com.
Daiane Dias Araújo. E-mail: dayanediasaraujo@hotmail.com.
Denise Alessandra Souza. E-mail: denisealessandrasouza@yahoo.com.br.
Deuzilene Jose Ferreira. E-mail: deuzileneassis@hotmail.com.
Fernanda Raissa Souza Fernandes. E-mail: sfernandaraissa@yahoo.com.
Francisco Ribeiro dos Santo. E-mail: chicorep@terra.com.br. Imaculada da Conceição Cardoso Santos. E-mail: imaculada.cardososantos@gmail.com
John Marcio Peres Veloso. E-mail: john.marcio@yahoo.com.br.
Maria Socorro Isidório. E-mail: socorroisis@yahoo.com.br.
Nyura Popoff Braga. E-mail: nyupopoff@hotmail.com.