PLANEJAMENTO DO ENSINO RELIGIOSO DO PIBID CIÊNCIAS DA RELIGIÃO 2013 ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA

PLANEJAMENTO DO ENSINO RELIGIOSO DO PIBID CIÊNCIAS DA RELIGIÃO 2013

ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA

 6ª SÉRIE

CULTURA E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
(História e tradição religiosa)

OBJETIVO GERAL

Ao final da etapa espera-se que o estudante tenha capacidade de:
-Entender a ideia do Transcendente, sua elaboração e sua importância para o ser humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- conceber o Transcendente nas religiões;
-compreender a formação histórica da ideia do Transcendente;
- inferir que a ideia do Transcendente (Deus, deuses, Tao, Natureza, forças sagradas, etc.) se constrói a partir da cultura e da tradição religiosa, de origem diversificada no mundo todo;
- perceber como as ideologias religiosas constroem e
A construção da ideia de Transcendente no tempo e no espaço e na perspectiva tradicional e atual.
 

1. Religiosidade Ameríndia no Brasil

1.1. Origem
1.2. O significado do Transcendente na vida humana. (Sagrado/ Revelação/ Divindade)
1.3. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
1.4. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
1.5. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)

2. Cristianismo (Católico/ Protestante/ Pentecostal)

2.1. Origem Histórica .
2.2. O significado do Transcendente na vida. (Sagrado/Revelação/Divindade)
2.3. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
2.4. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
2.5. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)

3. Candomblé

3.1. Origem Histórica
3.2. O significado do Transcendente na vida. (Revelação/ Sagrado/ Divindade)
3.4. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
3.5. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
3.6. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)

4. Espiritismo (Kardecista)

4.1. Origem Histórica
4.2. O significado do Transcendente na vida. (Revelação/ Sagrado/ Divindade)
4.3. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
4.4. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
4.5. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)

 5. Umbanda

5.1. Origem Histórica
5.2. O significado do Transcendente na vida. (Revelação/ Sagrado/ Divindade)
5.3. Construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço. (Desenvolvimento)
5.4. As praticas religiosas e os mistérios. (Rituais e Dogmas)
5.5. A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor. (Líder religioso).
experiência mística do seu emissor. (Líder religioso)

7ª SÉRIE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CULTURA E TRADIÇÕES RELIGIOSAS

(História e tradição religiosa)

OBJETIVO GERAL

Ao final da etapa o estudante deverá ter capacidade de:
Conceber a religião/religiosidade humana no horizonte da vida cotidiana (experienciada “livremente”) e da(s) instituição (ões).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- entender o processo de organização/estruturação da palavra sagrada (seja revelada, mitológica, etc.) para cada cultura e tradição religiosa;
- inferir sobre a importância da/s narrativa/s sagrada para cada povo (que) independe de escrita

1. Religiosidade Ameríndia

1.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)
1.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).

2. 2. Cristianismo (Católico)

2.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)
2.3. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).

3. Candomblé

3.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas sistematizada.
- considerar que toda forma de vivência da Palavra Sagrada (Texto Sagrado) tem validade e importância (seja escrita, falada, cantada, dançada, sentida, etc.).
Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)
3.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).

4. Cristianismo (Protestante)

4.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)
4.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).

5. Espiritismo (Kardecista)

5.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)
5.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).

6. Umbanda

6.1. A sistematização da ideia do Transcendente pelas sistematizada.
- considerar que toda forma de vivência da Palavra Sagrada (Texto Sagrado) tem validade e importância (seja escrita, falada, cantada, dançada, sentida, etc.).

6.2. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).

7. Cristianismo (Pentecostais e Neopentecostais)

7.1. - A sistematização da ideia do Transcendente pelas Tradições Religiosas. (Institucionalização da religião)
7.2. - A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas. (Sistematização dos Textos Sagrados orais e escritos).


8ª SÉRIE

OBJETIVO GERAL
Ao final da etapa o estudante deve estar apto para:
- Entender o sentido que a religião/religiosidade tem para o ser humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- perceber a religião/religiosidade como uma importante fonte e referência de ética e moral.

1. Religiosidade Ameríndia

1.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
1.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.
2. Cristianismo (Católico)
2.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
2.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

3. Candomblé

3.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
3.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

4. Cristianismo (Protestante)

4.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (Vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
4.2 Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

5. Espiritismo (Kardecista)

5.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
5.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

6. Umbanda

6.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
6.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

7. Cristianismo (Pentecostais e Neopentecostais)

7.2. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
7.3. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

8. Religiões Ocidentais (Judaísmo, Islamismo)

8.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
8.2. – Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

9. Religiões Orientais (Budista, Hindu, Taoísmo, Xintoísmo)

9.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
9.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

10. Religiões Atuais no Mundo e no Brasil

10.1. A experiência religiosa, elemento significativo para o homem religioso (vivencia das praticas religiosas no cotidiano e nos ritos)
10.2. Referencias éticas da conduta humana de acordo com Tradição Religiosa.

9ª SÉRIE
OBJETIVO GERAL
Ao final da etapa:
-Entender o sentido /significado da religião para o ser humano
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- perceber a diversidade cultural religiosa nas respostas que cada povo elabora para a vida e para a morte.

1. Religiosidade Ameríndia

1.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
1.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
1.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.

2. Cristianismo (Católico)

2.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
2.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
2.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.

3. Candomblé

3.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
3.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
3.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.

4. Cristianismo (Protestante)

4.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
4.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
4.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.

5. Espiritismo (Kardecista)

5.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
5.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
5.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.

6. Umbanda

6.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
6.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
6.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.

7. Cristianismo (Pentecostais e Neopentecostais)

7.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
7.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
7.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.

8. Religiões Ocidentais (Judaísmo, Islamismo)

8.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
8.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
8.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.

9. Religiões Orientais (Budista, Hindu, Taoísmo, Xintoísmo)

9.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
9.2. As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
9.3. O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida
  além – morte.

10. Religiões Atuais no Mundo e no Brasil

10.1. A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
10.2 As respostas elaboradas para vida além da morte pelas tradições religiosas (ancestralidade – reencarnação – ressurreição – nada ).
10.3 O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além – morte.


AUTORES:

Aingretis Rodrigues Pereira. E-mail: aingretis@yahoo.com.br.
Cláudia Kelly Lopes Soares. E-mail: claudia.kelly@yahoo.com.
Daiane Dias Araújo. E-mail: dayanediasaraujo@hotmail.com.
Denise Alessandra Souza. E-mail: denisealessandrasouza@yahoo.com.br.
Deuzilene Jose Ferreira. E-mail: deuzileneassis@hotmail.com.
Fernanda Raissa Souza Fernandes. E-mail: sfernandaraissa@yahoo.com.
Francisco Ribeiro dos Santo. E-mail: chicorep@terra.com.br. Imaculada da Conceição Cardoso Santos. E-mail: imaculada.cardososantos@gmail.com
John Marcio Peres Veloso. E-mail: john.marcio@yahoo.com.br.
Maria Socorro Isidório. E-mail: socorroisis@yahoo.com.br.
Nyura Popoff Braga. E-mail: nyupopoff@hotmail.com.