O QUE É ENSINO RELIGIOSO? EXPOSIÇÃO NA E.E.ELOY PEREIRA/2012

O QUE É ENSINO RELIGIOSO?

ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA ENSINO RELIGIOSO 

PROF.ª: CLAUDIA KELY SOARES -8ª SÉRIE

Do que se trata o Ensino Religioso? Qual sua importância na formação do ser humano?
O Ensino Religioso visa proporcionar conhecimentos acerca do fenômeno religioso. Na condução da disciplina deve-se também pensar em partir das experiências religiosas do contexto dos educandos, conscientizando todos sobre o direito à diferença, valorizando a diversidade cultural religiosa presente na sociedade, no constante propósito de promoção dos direitos humanos (conforme a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais).
 
O Ensino Religioso faz parte do currículo escolar, e por fazer parte do currículo deve ter caráter científico, porque do contrário o mesmo poderia ser ensinado pela Igreja Católica ou qualquer outra denominação, como catequese; ele também poderia ser ensinado por qualquer pessoa sem nenhuma formação específica.
O Ensino Religioso tem sua formação humana, mesmo que o homem seja religioso, é através da diversidade religiosa, que ele se afirma, ou seja, são nestas interaçoes que ele constrói sua identidade a partir de valores, seja ético, moral, social.
 
O conhecimento religioso é um patrimônio da humanidade. Sendo assim, o Ensino Religioso deve ser tratado como área de conhecimento e, deste modo, unindo- se aos princípios legais e vigentes. Salienta-se a necessidade das escolas observarem, no tocante aos conteúdos e procedimentos didáticos, o respeito à pluralidade cultural e religiosidade dos alunos.
 
As questões ligadas à existência, à transcendência e à orientação ética que dão sentido às ações humanas, questionamentos que estão marcados pela busca incansável desse entendimento; são as grandes questões que têm na religião o seu berço e sua ponte de respostas.
Há muito a escola deixou de ser transmissora de dogmas e sacramentos de uma única religião. Hoje, a liberdade de crença e de exercício religioso, garantida 

constitucionalmente, permite o estudo e o debate crítico na escola acerca dos lugares sagrados, dos textos sagrados orais e escritos, das organizações religiosas, do universo simbólico que reúne ritos e festas, danças e músicas, forças sociais que sustentam as tradições religiosas. Tudo isso de forma neutra e científica, como deve ser o ER.
 
O que se vive atualmente é uma sociedade pluralista, que deve se expressar em um Estado não-confessional e laico, garantindo os direitos fundamentais de liberdade e de expressão religiosa.
É com esse entendimento que esta disciplina configura-se como um desafio, porque propõe estudar e compreender o fenômeno religioso numa perspectiva da ciência, do diálogo inter-religioso, da reflexão do respeito ao pluralismo religioso e à diversidade cultural e religiosa.
 
A ciência é um saber rigoroso, isto é, que só pode se pronunciar sobre o que é acessível à experiência. Leigos no assunto, sobre o que se estuda na Ciências da Religião, costumam associá-la à teologia. A teologia é um estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade e de suas relações com os homens. A teologia aborda a concepção Divina para o ser humano. as ciências da religião estuda o fenômeno religioso no ser humano.
 
O Ensino religioso contribui para a formação do cidadão, fazendo com que participe de grupos com os mesmos pensamentos, ideias e concepções religiosas, no entanto, não deixando de respeitar as diferenças.
Assim, a religião é um compromisso ético, social, é um dos caminhos que promovem vivências que ligam e religam o homem à vida e sua sacralidade que fazem-no transcender.
 
O estudo da religião e da religiosidade humana como um todo é uma tarefa educacional comprometida com o conhecimento científico acerca de uma dimensão da realidade humana. Pensamos que a partir dessa consciência, de uma realidade com horizontes mais aberto é que se poderá colaborar com o processo de construção de cidadãos mais abertos e éticos.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

SOARES, M. L. Afonso. Religião e Educação. Da Ciência da Religião ao Ensino Religioso, São Paulo: Paulinas. 2009.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Ensino Religioso / Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. –São Paulo: Mundo Mirim,2009.